Um cavalo abandonado e machucado, visto há dias no entorno do Aeroporto, é um triste exemplo de uma prática cada vez mais comum na cidade.
Não é novidade para os castanheirenses que o entorno do Aeroporto, nos limites do Bairro Santa Rita com a vicinal de acesso a uma região de propriedades rurais, chamada por alguns de linha do Kubistchek, é local de descarte de lixo e de animais mortos. Não bastasse isto, animais vivos, especialmente cachorros e gatos, são deixados por lá. A ação é tão crescente que um leitor que assina as inicias A. T. R., nomina o local de "Aerobicho".
Na Câmara de vereadores vários apelos já foram feitos à população e encaminhamentos ao executivo para limpeza do local, algo que tem sido feito de tempo em tempo, inclusive neste ano. "Faltam placas no local e o trabalho de conscientização quanto a limpeza e cuidado com os animais precisa continuar", disse ao Castanheira News um dos edis.
Uma moradora das imediações, que prefere não revelar o nome, diz que num dos episódios mais recentes, uma cadela e quatro cachorrinhos foram deixados próximo ao final da pista. Uma amiga que faz caminhada no local, começou a alimentá-los. Até que aconteceu uma tragédia: uma máquina em serviço nas proximidades teria matado dois dos pequenos cães. Com isto ela acabou levando os dois que restaram para casa.
Outra moradora conta que já cansou de levar para casa animais abandonados, iniciativa que acaba custando caro, por conta da alimentação e até cuidados com saúde. Um deles, salvos no local, de outra ninhada de cães, ao perder um olho acabou precisando de uma intervenção cirúrgica em Juína, o que lhe custou algo em torno de R$ 1 mil reais. "Não é fácil, mas o amor aos animais, na outra linha do abandono, tem nos levado a isto; contudo estamos no limite!", diz.
Cavalo
Nos últimos dias um cavalo tem sido visto perambulando na vicinal ou na Avenida Carolina Rezzieri, especialmente no período noturno, colocando em risco os que transitam pelo local. Ao se aproximar do animal nesta sexta-feira, 29, um cidadão que faz caminhada percebeu que o animal está machucado. "Vi sangue no chão e ao me aproximar, percebi uma lesão numa das pernas do animal e diversas moscas assentadas", revelou. Através do Site ele faz uma pelo para as autoridades fazerem alguma coisa pelo animal abandonado, que certamente está sofrendo.
Sugestão
Contribuindo com diversas iniciativas de cunho social nos últimos anos, o Castanheira News, depois de ouvir, ao longo da semana, alguns de seus leitores, captou de um deles a ideia de que o legislativo cobre da administração municipal a criação de um espaço para cuidar dos animais abandonados e daqueles que perambulam pelas ruas. A partir dele, entidades do município podem fomentar ações para adoção.