Mais dois locais da cidade receberam a incômoda visita, num "modus operandi" muito parecido.
As redes sociais da região estão explorando de forma maciça nas últimas horas as imagens de uma prática que tem crescido em Castanheira nos últimos tempos, levando preocupação a população: os furtos.
Entre os locais visitados mais recentemente estão o Espetinho do Créu, espaço popular bastante conhecido, especialmente por oferecer música ao vivo ao público, prestigiando inclusive artistas locais, e a Resolv, empresa comercial situada no centro da cidade.
No Créu, um indivíduo entra rapidamente no local do caixa, subtrai algumas coisas, numa ação de segundos por conta do disparo do alarme. Na Resolv foram levados dois revólveres e uma carabina, ambos de pressão, com embalagens e munição, e R$ 520 reais em dinheiro. “O dinheiro do troco”, conforme revelou um funcionário.
Num período do ano em que avaliações são registradas, é possível dizer que 2023 foi de muitos furtos em Castanheira. Muitos casos nem são registrados, talvez por medo. Entre os registros tornados públicos estão ações de furto e vandalismo em pelo menos dois setores da educação, na nova Escola e na Secretaria de Educação, no Bairro Santa Rita.
Destacando o assunto, o Site Juína News cita que a população voltou a lembrar da falta que faz a Delegacia de Policia Civil que existia na cidade, pelo combate efetivo desta modalidade de violência em sua área específica, o trabalho investigativo, que conseguiu desarticular muitos núcleos de criminalidade na cidade.
Nas redes sociais muitos comentários observam que o “modus operandi” das duas ações – no Créu e Resolv – é bastante semelhante. No primeiro caso, contudo, o estranho que adentra o espaço para furtar aparece sem a proteção de uma blusa e capuz, algo que ocorre no segundo. Neste caso vai facilitar o trabalho da Policia.