Grupo que se mobiliza em prol do Hospital do Câncer de Mato Grosso se mobiliza em Castanheira para realizar mais um leilão.
Quando o assunto é câncer, em Castanheira o sentimento é o mesmo globalmente falando, ou seja, medo. Mas, por aqui, existe a solidariedade da população em ajudar duas instituições que estão na linha de frente do tratamento da doença, que é Hospital do Amor, de Barretos, e o Hospital do Câncer de Mato Grosso.
As duas instituições têm grupos locais que atuam na arrecadação de fundos. Neste momento, por exemplo, o “Abrace a Vida” se mobiliza para a 3ª edição de seu leilão, que acontecerá no próximo dia 23 de abril, em prol do HC MT.
Segundo Raphael Nogueira, que atua na equipe gestora dos eventos locais a primeira edição, em 2018, conseguiu arrecadar R$ 180 mil. Na segunda, em 2020, apesar das restrições impostas pelo protocolo da Pandemia da Covid 19, outros R$ 147.030,10 foram arrecadados.
Cristiano Tomazini, outro integrante da equipe, na linha de coordenação das ações, lembra que eles já estão trabalhando, visitando amigos pecuaristas que podem ajudar na moeda do projeto, que é o gado. “Estamos pedindo a todos aqueles que tem a disposição em fazer doação, que ajudem na mobilização em prol desses que passam pela situação delicada de lutar contra um câncer”, enfatiza ele. O telefone de contato para os que desejam colaborar é (66) 99902 0572.
O câncer em números
O Câncer é a principal causa de morte e uma importante barreira para aumento da expectativa de vida em todos os países do mundo. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 o câncer já era a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos em 112 dos 183 países e ocupa o terceiro ou quarto lugar em mais 23 países. O crescente destaque do câncer como uma das principais causas de morte reflete, em parte, declínio acentuado nas taxas de mortalidade por doenças cérebro e cardiovascular, envelhecimento e crescimento populacional e as mudanças na prevalência e distribuição dos principais fatores de risco, vários dos quais são associados ao desenvolvimento socioeconômico.
Os dados publicados de expectativa em 2020 registraram uma incidência de aproximadamente 19 milhões de casos de câncer em todo mundo, com 10 milhões de mortes. Mais de 60% dos casos de câncer se concentraram nos 10 tipos mais frequentes, sendo responsáveis também por 70% de todas as mortes.
Em relação aos dados de 2018, pela primeira vez, o câncer de Mama ultrapassou o câncer de Pulmão em número de incidência global e o câncer colorretal ultrapassou o câncer de próstata. Chama atenção ainda o papel na mortalidade por câncer hepático, que apesar de ocupar a sexta posição em incidência, representa a terceira causa de morte global, refletindo o papel de fatores de risco modificáveis como estratégia eficaz de prevenção. Em termos de prevalência nos últimos 5 anos, mais de 50 milhões de pessoas estavam vivendo com câncer no início desta década.
No Brasil, o número de novos casos naquele ano, que referencia um dos últimos levantamentos, foi de 522.212, com aproximadamente 260.000 mortes por câncer. Os cânceres mais prevalentes na população em geral são: próstata, Mama, Colorretal e Pulmão. Nos homens, os principais são próstata, Colorretal e Pulmão. Em mulheres, câncer de mama representou 30,3% dos novos casos, seguido por colorretal e tireóide. Em relação á mortalidade, o Câncer de Pulmão ocupou primeiro lugar em causa de morte, seguindo de Mama e Próstata. Em números de prevalência nos últimos 5 anos, temos 1.500.000 de pessoas vivendo com Câncer no Brasil