Roubos aumentam em Castanheira. Semana acusa mais um caso em região central da cidade. A palavra de ordem é "estejam atentos!"
A primeira semana inteira de dezembro vai terminar com mais um roubo chamando a atenção dos castanheirenses para o fato de que a cidade é tranquila, mas é preciso tomar cuidado.
Os furtos voltam a aumentar. E no caso da mais recente invasão do alheio, nem as medidas de segurança adiantaram. Uma empresa conceituada da cidade, que tem monitoramento, foi visitada na calada da noite, em plena região central da cidade, num momento em que ninguém passava pelo local para acionar a Polícia.
Imagens de câmeras (veja abaixo) indicam a tranquilidade dos meliantes. Passava da uma hora da madrugada da última segunda para terça, quando dois cidadãos, aparentemente jovens, usando blusas com toucas para dificultar a identificação, um deles munido de uma mochila, chegaram a Novo Eletro, a "loja do Gringo", na Avenida 04 de Julho e arrombaram uma das entradas.
A ação foi rápida, com o uso de uma chave de fenda, segundo o gerente Rodrigo da Silva, indicando premeditação. Quando policiais e uma representação da empresa de segurança que atua na área em Castanheira chegaram ao local, não encontraram mais ninguém. O espaço vazio de um local de exposição de televisores indicava que “um limpa” havia sido feito.
Ao final, foram furtados cinco televisores, sendo um Toshiba de 50 polegadas, um Sony de 48 polegadas, dois Philco’s de 43 polegadas, e uma AOC de 43 polegadas.
Nas últimas semanas moradores de Castanheira, que se comunicam diariamente entre si nas redes sociais, tem alertado para a presença de estranhos circulando pela cidade. Numa dessas ocasiões, funcionários de uma empresa da região central alertaram a Polícia. Em diligência pela cidade, três deles foram presos, nas imediações do Posto Castanheira, após consulta a documentação de uma Moto. Duas motos, furtadas em Juína, foram recuperadas.
Uma das motos estava em outra região da cidade, na Rua João Brasil, abandonada, e um quarto indivíduo evadiu-se do local, levantando suspeitas de que a quadrilha, de Juína, poderia estar se preparando para efetuar furtos na cidade.
Como no município polo da região noroeste o índice de violência, inclusive nesta modalidade, tem aumentado e também as medidas repressivas da Polícia, a leitura que se faz é que alguns ladrões podem estar se deslocando para Castanheira, o que já aconteceu em outras ocasiões, inclusive com mortes em situações de enfrentamento.
Em relação ao roubo na Novo Eletro, as investigações continuam. A população, especialmente dos municípios vizinhos, pode ajudar, afinal a venda, no avulso, de televisores novos, deve levantar suspeitas. Um castanheirense observa, porém, que o problema é a existência de atravessadores, que operam dentro de uma logística já definida. Neste caso, a Polícia geralmente conhece seus operadores. De qualquer forma, que todos estejam atentos.