Referenciado por expressão de canção dos Titãs, projeto de conscientização reforça prevenção contra o suicídio.
Não bastasse as inúmeras perdas da Covid 19, o castanheirense foi impactado nos últimos meses com pelo menos três suicídios entre seus cidadãos, sendo dois de jovens bastante conhecidos na comunidade.
Segundo da Organização Mundial de Saúde, todos os anos o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades, sendo responsável por mais de 800 mil mortes, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.
Especialistas lembram que toda vida perdida representa um parceiro, um filho, um pai, um amigo ou um colega de alguém e para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intensamente. Mais: para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa e muitas mais pensam seriamente nele.
Neste domingo uma data, mundialmente, lembra a importância da prevenção. Ao longo do mês, definido como Setembro Amarelo, com foco neste ato deliberado executado por alguém, com intenção de morte, várias ações geralmente são desenvolvidas, com ênfases diversas.
O Site Castanheira News, com apoio de seus parceiros, criou o vídeo “nenhuma ideia vale uma vida”, valendo-se de expressão de um clássico da MPB, dos Titãs, que fala exatamente de esperança, enquanto houver sol.
O projeto chama a atenção para algumas expressões que precisam ser consideradas em conexão com o suicídio, tais como “eu queria sumir”, “eu quero morrer” ou “não aguento mais”. Também destaca uma referência importante para os que desejam ajudar as pessoas que, segundo estudo, são mais propensas a tirar a vida receberem apoio, o CVV.
O CVV é o Centro de Valorização da Vida, que trabalha com apoio emocional e prevenção, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Um dos meios de acesso, com atendimento 24 horas, é o telefone 188. Basta ligar.
“Vale a pena recorrer, conhecer ou mesmo atuar como voluntário deste serviço”, diz Maria Pereira, cidadã castanheirense que há anos dedica-se a apoiar seu trabalho. Que mais pessoas de bem da comunidade possam se mirar no seu exemplo, fazendo algo por um dos grupos humanos que mais precisa de apoio.