47ºC. Essa a marca histórica que os termômetros podem atingir no domingo em MT. A umidade relativa do ar atingirá níveis de deserto.
A montagem de imagens de ovos fritando no asfalto de uma cidade, que cada um nomeia de acordo com a imaginação, pode definitivamente se transformar em realidade na capital do Estado. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que no próximo domingo os termômetros cheguem a 47ºC.
Em muitas regiões do Estado, inclusive Castanheira, as temperaturas poderão ultrapassar os 40 graus. Em algumas, como Cáceres, as marcas se aproximarão de Cuiabá.
As projeções indicam um recorde histórico em Cuiabá, que já tem a fama de ser a capital mais quente do país. A maior temperatura já registrada por lá ocorreu no último dia 12 deste mês, quando os termômetros assinalaram 42º.
Além do forte calor, que tem castigado a população mato-grossense, a previsão é de que o tempo continue seco, com a umidade relativa do ar chegando a 10% em algumas regiões, percentual característico dos desertos e considerado crítico para a saúde, segundo a OMS.
O calor que já está insuportável começa a atingir índices ainda mais elevados a partir desta quinta-feira, 1º de novembro, progredindo de 41ºC até os 45ºC no sábado e 47ºC no domingo.