Choveu bem em Castanheira nas últimas horas, mas o acumulado do mês ainda está bem abaixo da média histórica.
A quarta-feira, 25, foi de boas novas para os castanheirenses, no fator clima, em vários sentidos. Quem relata é o Gean Carriel, estudante do IFMT, campus de Juína, responsável por uma pequena estação meteorológica montada nos altos do Guadalupe.
“Não tinha uma chuva boa em Castanheira desde 22 de abril, quando caiu 57,0mm”, diz, referindo-se ao registro do pluviômetro no final da tarde, que foi de 38,1mm.
Outro fator celebrado por muitos, nas redes sociais, onde circularam dezenas de vídeos do cair das águas, foi a queda de temperatura. Por volta das 16 horas os termômetros assinalavam 35.9 graus, havendo uma queda abrupta de 13.4, diante do registro de 22.5 graus, gerando um dos finais de dia mais agradável dos últimos meses.
Outro destaque de Gean é que, apesar da "boa chuva" o acumulado do mês se encontra bem abaixo da média, justificando os rogos permanentes dos que exercitam a fé em algo maior. Até agora outubro registra 65.6mm de chuva. A média histórica neste mês é de 203mm. Ou seja, não precisa ser conhecedor de matemática/índices/percentuais etc. para se chegar a uma preocupante conclusão.
Nota de roda pé: Como choveu de madrugada, o índice do acumulado subiu um pouco, indo para 73.8mm, o que equivale a 36% da média histórica. Que os rogos continuem!