Hoje é dia de aparecer no Comercial Santos. A palavra motivacional é "economia".
Neste sábado, 20, no Comercial Santos, um dos frutos da lista de promoções tem muita história e agrega muitos valores quando o assunto é saúde. Da história, destaque para o fato de ser chamado de testículo entre os astecas. Da saúde, o uso até de suas folhas.
O abacate é o fruto do abacateiro (família da laureáceas), uma planta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, cultivada também nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira.
A fruta já era cultivada antes mesmo da colonização espanhola, sendo chamada pelos astecas de ahuacatl, palavra que significa testículo, uma analogia ao formato do abacate. O abacateiro pode atingir de 15 a 20 metros de altura, sendo bastante comum na maior parte do Brasil. Seu período de safra vai de fevereiro a agosto.
O fruto possui um formato piriforme, com uma casca de coloração verde-escura ou avermelhada, dependendo da espécie. Aliás, existem mais de 500 variedades de abacates, provenientes de três origens diferentes: guatemalteca, antilhana e mexicana. O fruto possui uma grande semente revestida por uma polpa comestível amarelada.
O abacate é rico em proteínas (possui um dos mais elevados teores entre todas as frutas), gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é insaturada, pessoas que querem ganhar massa muscular optam pelo consumo de abacate e usam sua gordura como forma de substituição a outras fontes menos saudáveis. A semente do abacate moída também é eficiente em certos tipos de problemas renais e disenterias. As folhas do abacateiro também são altamente digestivas.
Na culinária, o abacate é empregado no preparo de saladas e pratos, como no guacamole, prato da culinária mexicana. No Brasil, é muito comum o consumo da fruta batida com leite e açúcar como sobremesa. Além disso, o abacate também é utilizado na fabricação de sorvetes, doces, molhos ou consumido in natura.