De mais de 4 mil leituras em março para 38 em dezembro, textos sobre COVID 19 em site da Prefeitura Municipal revelam despreocupação do castanheirense com o assunto.
“Já aconteceu de ir a vários pontos da cidade, inclusive lojas, e não ver ninguém de máscara, me sentindo estranha por usá-la”. A afirmação de uma moradora da zona rural de Castanheira revela um cenário preocupante considerando-se a realidade da COVID 19, em estágio crescente no país, segundo relatórios do próprio Ministério da Saúde.
“Acho este momento mais perigoso, porque as pessoas estão se comportando como se o vírus já tivesse ido embora”, destaca um produtor rural, na mesma roda de conversa, numa fazenda da região.
Pesquisando registros internos do Site da Prefeitura Municipal de Castanheira, constatamos que grande parte da população não se preocupa como no início da pandemia. Alguns textos publicados entre março e outubro alcançaram alto índice de acessos, indicando preocupação com o tema.
Em 22 de março, a publicação “Medidas Temporárias Emergenciais” teve 4.487 acessos. A publicação “Saúde Lamenta Óbito”, registrando a primeira morte por Covid no município, em 20/07, foi uma das últimas a registrar números acima de 04 dígitos: 1.919. Depois disto o número de leituras, indicando tendência de interesse, só caiu.
“E hoje, como está? ”, perguntou no final desta semana uma leitora do site Castanheira News. Acessando os mesmos dados obtivemos os seguintes registros de leituras dos Boletins da Secretaria Municipal de Saúde: 92 leituras em 01/12; 122 leituras em 07/12; 79 leituras em 10/12 e no último, publicado em 15/12, apenas 38 leituras.
Os mesmos cuidados
Apesar do quadro de desinteresse de grande parte das pessoas em observar regras que podem salvar vidas, enquanto a vacina não chega, os termos da Nota Informativa da Secretaria de Saúde do dia 11 de março de 2020, que teve 1.215 leituras, continuam valendo:
Precauções padrão – Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos nas lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e jogar no lixo
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Evitar aglomerações.
- Em caso de degustação, observar a distância padrão de no mínimo 2 metros entre mesas.