Em solenidade marcada para às 09h30 desta sexta-feira, 13, PM inaugura Quartel do Núcleo de Castanheira. Instalações são no Bairro Guadalupe, no antigo espaço usado pela Policia Civil.
Na próxima sexta-feira, 13, será inaugurado em Castanheira o Quartel do Núcleo da Policia Militar, no local onde funcionava, anteriormente, a Policia Civil, desativada no município por conta de decisão do governo do Estado de fechar unidades de pequenos municípios.
A solenidade, segundo convite enviado pelo Comandante Geral da PM do Estado de Mato Grosso, coronel PM Jonildo José de Assis, terá início às 09h30, com a presença de alguns convidados e com atenção especial aos cuidados recomendados em protocolo, por conta da COVID 19.
A nova unidade é resultado de reformas e adequações efetuadas no antigo prédio da Policia Civil do município, desativada pelo governo do Estado em pacote que atingiu as unidades de pequenos municípios. A medida foi alvo de críticas veementes da sociedade organizada, pois o município oferecia respaldo a corporação, disponibilizando, além do prédio, material de consumo e um funcionário para atuação na área burocrática.
A PM
Na Constituição Federal, o artigo 144 e, explica quais são os tipos de polícias e a função da polícia militar. Mais precisamente o parágrafo 5º, está descrito as duas funções principais da polícia militar que são: fazer o policiamento (patrulhamento) ostensivo e preservar a ordem pública.
Os policiais militares juntamente com os policiais civis encontram-se subordinados ao Governador do Estado.
Os integrantes das polícias militares são agentes de segurança pública, mas estas instituições por força do disposto no art. 144, § 6.º, da C.F, são forças auxiliares e reserva do Exército. Ou seja, em caso de estado de emergência ou estado de sítio, ou em decorrência de uma guerra, os polícias militares podem ser requisitados pelo Exército para exercerem funções diversas da área de segurança pública.
A Polícia Militar tem papel de relevância na sociedade, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia.