Na quarta da carne, hoje, no Comercial Santos, um dos cortes com preços mais acessíveis é o “fígado de boi”.
Além de ser um alimento rico em nutrientes, dos mais importantes para o reforço do sistema imunológico – contém vitaminas A, B5, B12, C, Folato, Selênio, Cobre, Zinco, entre outros – ele tem sido alvo de uma discussão. Na verdade, uma fake News.
Devido ao
surto de gripe H3N2, uma variante do vírus Influenza A, circula nas redes sociais uma informação de que o fígado de boi ajuda na cura da gripe. A mensagem afirma que um suposto diretor do Hospital das Clínicas (HC), preocupado com a doença, faz várias recomendações para combater a enfermidade.
Dentre os conselhos, o texto cita comer fígado de boi para combater. A assessoria do Hospital, contudo, diz que o seu diretor não fez qualquer tipo de recomendação a respeito do assunto.
”O HCFMUSP esclarece que o áudio e o texto que estão circulando nas redes sociais, nos quais, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe H3N2, não foram feitos pelo hospital”, diz a nota.
Não há nenhuma comprovação científica de que o fígado de boi seja capaz de acabar com a doença. Isso porque nenhum alimento, sozinho, é capaz de curar a gripe. Quem realmente combate o vírus é o próprio sistema de defesa do corpo. Assim, os medicamentos entram apenas para aliviar os sintomas e ajudar o organismo a se recuperar sem maiores sequelas.
O fato, porém, não anula a importância do fígado de boi para o organismo, especialmente num momento em que a Covid 19 volta a preocupar. Como já informado, ele é importante para o reforço do sistema imunológico.