Alguns municípios de MT estão no mapa dos mais de 1000 que terão temperaturas altíssimas na semana. E Castanheira?
Calorão. Uma das palavras mais citadas nos últimos tempos, por conta do calor insuperável em mais de 100 anos em terras brasileiras neste período do ano, deve continuar sendo usada nos próximos dias.
A previsão do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) é que 1.413 municípios do pais sofram com a onda de calor, com temperaturas atém cinco graus acima da média, muitos desses em Mato Grosso.
Em Castanheira a noite do sábado foi muito quente. Nem o famoso “vento fresco” deu as caras. Mesmo assim, Gean Carriel, o nosso garoto do tempo, de olho em sua pequena estação meteorológica, disse que as máximas ficaram entre 33 e 35 graus no município, atenuadas pelas chuvas.
“Por enquanto a máxima do ano em Castanheira ainda foi a do dia 20 de outubro, quando atingiu a marca de 39.4 graus”, destaca.
Nesta segunda a cidade amanheceu envolta em uma névoa, impedindo a visibilidade a distancias mais longas. E se um dito popular diz que “cerração baixa é sol que racha”, bom se preparar para o período de quinta a domingo próximos, conforme alerta Gean. A pergunta é: será que o recorde do ano será quebrado? Para nossa saúde, é bom que não!