A visibilidade do Laticinios Casterleite, a beira da BR 174, na saída de Castanheira, no quilômetro 1 em direção a Juruena, rendeu ao empresário Lenoir Maria um grande presente em 2021: uma projeção inesperada e merecida. O caminhoneiro Claudemir Gigliotti, mais popularmente conhecido como Neni, numa recente viagem de volta da região mais central da Amazônia mato-grossense, teve sua atenção atraída pelas amplas instalações da empresa.
Numa conversa espontânea com um companheiro de viagem, na cabine de seu caminhão, narrou o que via, de forma descontraída, mostrando-se surpreso. A postagem em seu Canal do Youtube, imediatamente atraiu a atenção de milhares dos mais de um milhão de inscritos, muitos dos quais de Castanheira.
Claudemir, na estratégia bem-sucedida de narrar de forma simples, em linguagem acessível a todos, sua rotina, nem parou para indagar se Castanheira ainda era um distrito de Juína. Mas, não precisou, pois não faltaram castanheirenses como Érika Rodrigues para registrar o início da história do município. Outros, felizes com o vídeo, fizeram intervenções sobre questões diversas, muitas das quais relacionadas a empresa de Lenoir. “Faço parte desta família”, destacou Jesibel Chemppi. Da empresa, Cristiano Tomasini lembrou Lenoir que “o homem passou em frente a Casterleite e na próxima passa para provar o queijo! ’.
Turismo industrial
Por essas e outras, a Casterleite aos poucos vai ganhando projeção que transcende aos mais de 30 produtos lácteos que fabrica, com distribuição para todo o Estado. Ganha força, mesmo localmente, como uma referência de uma modalidade de turismo em ascendência, o industrial. Além de autoridades, tem recebido com frequência alunos de escolas locais e de Juína e pessoas que visitam o município, que desejam conhecer suas instalações e os caminhos que movem sua produção. O popular influencer de Sinop pode ser mais um destes visitantes.