Igreja de Castanheira e outras cinco passam a pertencer a um novo distrito
O endereço da Rua Padre Ezequiel Ramin, 233, no bairro Santa Rita, em Castanheira, depois de décadas, ganhou uma referência histórica importante neste ano de 2025. Passa a ser sede de mais um distrito da Igreja Adventista do 7º Dia.
A referência, faz parte de uma reestruturação do adventismo na região noroeste de Mato Grosso, criando um novo distrito, desmembrado de Juína, com jurisdição, além de Castanheira e da referência desta denominação na Nova Conquista, sobre outras quatro igrejas: Juruena, Vale do Juruena, Cortriguaçu e Vila Nova.
Outra novidade é que chegou para a região um novo pastor. Elias Rogério Santos da Silva, líder do novo distrito, já desenvolve as primeiras ações de seu ministério, tendo ao lado a esposa, Leticia de Jesus Santos da Silva, que tem bacharelado em Ciências Contábeis e o filho Elias Gabriel Santos da Silva, de um ano e três meses.
Elias tem bacharelado em Teologia pelo Seminário Adventista Latino Americano (SALT) da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA) e desta reorganização que criou um novo distrito afirma visar um atendimento mais eficiente às necessidades espirituais e administrativa dos fiéis, promovendo maior proximidade entre liderança e comunidade.
O distrito pertence a Associação Oeste Mato-grossense, presidida pelo pastor Francisco Chagas, se caracterizando, segundo ele, por uma comunidade acolhedora, entusiasmada e fiel a Deus. Destaca do mesmo a alegria e o comprometimento dos membros, que demonstram forte espírito missionário e dedicação ao crescimento espiritual da igreja.
Desafios
Questionado pelo Castanheira News sobre os desafios deste novo formato, destaca a organização administrativa e espiritual das Igrejas, para garantir um funcionamento estruturado e eficiente, o discipulado, o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento de projetos missionários que atendam às necessidades locais.
Castanheira
Para Castanheira, uma das prioridades é a construção de um novo templo, visando proporcionar um espaço mais adequado para o crescimento da comunidade. Destaca também o implemento do projeto “É hora de Viver”, que tem como objetivo atender à população do município em três dimensões: física, mental e espiritual.
Retiro de Carnaval
Uma das primeiras atividades em que os fiéis terão mais tempo com o novo pastor, em Castanheira, será o Retiro Espiritual do período de carnaval, que vai acontecer na Comunidade São Lourenço, no Lambarí, Vale do Seringal, tendo como tema “Maranata”, enfatizando a esperança na breve volta de Jesus Cristo.
As reuniões das igrejas do distrito acontecem aos sábados, às 08h45, domingos, às 19h30 e quartas feiras, às 19h30.