Desafio do movimento cristão ocorre pela primeira vez na região noroeste de Mato Grosso na rota designada "Água da Pedra".
De 15 a 18 de [mês], acontece pela primeira vez na região noroeste de Mato Grosso um “TOP” - o 1031 - , um dos desafios do movimento Legendários — grupo cristão que combina aventura, superação física e espiritualidade.
Entre os inscritos estão os castanheirenses Wagner Fernando, Victor André Vargens, Wagner Vargens e Nathan Felipe Grifante Turmina, que embarcarão em uma experiência de quatro dias em um local mantido em sigilo, uma das características marcantes do evento.
O percurso, chamado "Água da Pedra" — nome que, segundo imagens divulgadas nas redes sociais, sugere um cenário de cachoeiras e formações rochosas — promete testes de resistência e trabalho em equipe.
Os participantes devem levar barraca, colchão, calçado adequado (tênis, bota) e estar preparados para uma caminhada de aproximadamente 50 km, sempre em grupos chamados de "famílias", onde o lema é "ninguém fica para trás".
O movimento Legendários
Fundado na Guatemala pelo pastor Chepe Tupzu, da Igreja Casa de Deus, o Legendários chegou ao Brasil em 2017 e já se tornou o segundo maior em participação no mundo.
Diferente de outros movimentos cristãos que chegaram ao país via Estados Unidos, este se destaca por experiências intensas na natureza, pregações e desafios que visam a "transformação de homens, famílias e comunidades".
Apesar de contar com o apoio de nomes como Neymar — cuja vida pessoal nem sempre reflete os valores do grupo —, o movimento atrai cada vez mais homens em busca de uma redefinição de propósito. Entre os que já participaram de evento estão os castanheirenses Gustavo Pivo, Sullivan Piola e Antônio Carlos Zonta, este último atuando como coordenador local.
Como funcionam os "TOPs"?
Os eventos variam de R450 a mais de R$ 81 mil, com opções como:
Além dos desafios masculinos, o Legendários promove retiros para pais e filhos e projetos de ajuda humanitária, sempre com o foco em "empoderamento matrimonial e espiritual".
Com uma metodologia que inclui "elementos surpresa" ao longo dos percursos, o grupo reforça que o objetivo vai além do esforço físico: "É sobre se tornar a melhor versão de si — o herói que sua família precisa".