O mês de março assinala 6 anos da morte de um campeão do turfe que teve até torcida organizada em Castanheira.
A edição nº 13 da Revista Innovare, de abril de 2018, destacou algo incomum na região noroeste de Mato Grosso: um cavalo vitorioso no turfe do Estado. Com a manchete “Nosso Campeão”, mostrando fotos inclusive de torcida organizada, o texto reverenciou “Brilhante”, como segue:
“Uma Escolha Brilhante”. Esse o sentido de “Brilhante Choice HBR”, um cavalo que está dando o que falar na região noroeste de Mato Grosso. Depois da mineira Celi Rodrigues, é a grande paixão do também mineiro Ronner Ferreira Ramos, 46, residindo em Castanheira desde 2016.
“Ainda criança eu já gostava de cavalos e carreiradas”, diz, com sotaque bem mineiro - e não poderia ser diferente - esse homem do campo, de gostos simples, que resolveu trocar São Sebastião do Bugre, município de Coroaci, pela região onde hoje o seu cavalo tem até fá clube. “Ouvia falar bem de Castanheira e vim para cá, fazer o que fazia lá, mexer com gado e, claro, com cavalos”.
Segundo Ronner, a história vitoriosa de seu potro começou em Marilac, perto de Governador Valadares, onde fez uma estreia surpreendente, obtendo primeiro lugar numa corrida cabeça a cabeça com um dos cavalos mais bem ranqueados do país.
No noroeste de Mato Grosso a estreia foi em Brasnorte, com vitória. Isto animou seus novos amigos castanheirenses. Numa segunda, em Juara, onde também venceu o 4º de Milha P.O Tavinho Verde, oriundo de Goiás, que passou por vários meses de preparação, Brilhante Choice já tinha até torcida organizada.
Quando chega ao ponto de correr bem, com o animal já visto como castanheirense, mais originário de Sorocaba, interior de São Paulo, todo um processo já se desenvolveu. “É preciso muito trabalho, dedicação e esforço para uma missão que dura segundos”, lembra Ronner.
Contudo, além da alegria das vitórias, Ronner destaca o incentivo dos amigos como Cleiton Augusto e Júnior Rios. Foi Cleiton, por exemplo, que o fez deixar o Assentamento para se dedicar mais, em seu Sítio, nos limites da cidade, a treinar o Brilhante. Uma escolha que está dando certo.
Um ano após a publicação deste texto, em 10 de março de 2019, o cavalo Brilhante morreria, após mais um desafio em Sinop, no norte do Estado. Um áudio de Celi Rodrigues, que circulou nas redes sociais, dimensiou a dor de uma multidão de pessoas que começaram a tomar gosto pelo esporte a partir deste potro.
Esse Site, na ocasião, registrou não ser incomum animais de corrida morreram após e durante uma competição, principalmente de ataque cardíaco.
Por ocasião de sua morte, Iran Rios, um dos mais entusiastas torcedores do campeão castanheirense registrou: “Brilhante conquistou com garra, beleza e desempenho, o coração de nossa gente, trazendo muitas alegrias e será lembrado, sempre como um grande campeão”.