Visitando Castanheira, Secretário de Estado Alan Kardec faz um relato tocante sobre o dia em que convidou Mabel, ex prefeita, para compor com sua equipe.
Diz o velho ditado: “A quem honra, honra”. Em sua passagem por Castanheira nesta quinta-feira, 20, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SESITECI) do Estado de Mato Grosso, professor Alan Kardec, proporcionou um momento emocionante durante um encontro com lideranças locais na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.
Ao referir-se à ex-prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, que esteve presente no encontro e governou o município em duas gestões, ele relembrou o dia em que a convidou para integrar sua equipe de trabalho.
Segundo Alan Kardec, ele a encontrou em uma fila da SEDUC. Após cumprimentá-la, perguntou o que ela fazia ali naquele momento. Mabel, calmamente, respondeu que estava cuidando de sua aposentadoria.
Foi então que o professor disse à professora — uma das qualificações da ex-prefeita — que “não”, que ela ainda tinha muito a oferecer. E fez um convite para que ela se juntasse à sua equipe. Mabel contra-argumentou, dizendo que estava propensa a cuidar do neto e questionou se a SEDUC a cederia.
Ao sair do local, Alan Kardec entrou em contato com a SEDUC e obteve sinal verde para uma missão que já tinha em mente: nomeá-la representante dos projetos da CESITECI na região noroeste. Mabel, ao saber da proposta, ainda resistiu. O professor e secretário, então, explicou qual seria sua missão.
Ao tomar conhecimento das atribuições e da relevância do cargo, considerando os projetos da Secretaria — que hoje incluem mobilizações para a implantação de uma Escola Técnica Estadual em Juína e a inserção de novos cursos da UNEMAT na região —, Mabel se emocionou. Alan mencionou “uma lágrima em seus olhos”.
Mas a aguerrida mulher, conhecida por seu jeito carinhoso de se relacionar com as pessoas, ainda colocou uma objeção: “Mas eu tenho que atender Castanheira”. Alan sorriu e respondeu prontamente: “Claro!”.
No encontro com as lideranças de Castanheira, sob o olhar atento do prefeito Jakson de Oliveira Rios, o Juninho — que nunca deixa de mencionar Mabel ao falar de sua história —, Alan revelou o propósito de trazer cursos da UNEMAT para o município. Mabel, que agora cuida na região das questões da pasta dirigida por Alan, certamente hoje a Deus por ter aceito seu convite naquela fila da SEDUC.
Juraci Miranda
Parabéns a essa grande mulher!