Pai dos professores Júlio Cézar e Luiz Carlos, Paraíba, como era conhecido, costumava dizer que o legado que deixaria aos filhos seria os estudos
Antônio José do Nascimento, 83 anos, vai ser lembrado como um homem que trabalhou duro e o fez por conta de um desejo: dar condições aos filhos de estudar.
Esse detalhe foi lembrado na noite desta quarta-feira, 12, na Casa da Saudade, pelo professor Júlio Cézar Augusto do Nascimento, Secretário Municipal de Esportes, um dos quatro filhos deste paraibano de Borborema.
Como migrante, percorreu um longo caminho, desde a Paraíba, que lhe confere um carinhoso apelido, passando por Jussara, em Goiás, Jaciara, Araputanga, até chegar em Castanheira, quando distrito de Juína, em 1983, o que faz dele um pioneiro.
Até descobrir a paixão definitiva pelo campo, vivendo um bom tempo num Sítio do 4º Assentamento, no Vale do Seringal, teve uma experiencia no garimpo e na Madeireira Rezzieri, no auge do ciclo da madeira.
Segundo Júlio, costumava dizer aos filhos que não deixaria riqueza. “Dinheiro acaba. O estudo, porém, ninguém tira”, gostava de lembrar, como uma frase motivacional. Por isto trabalhou na formação de pastagens, plantação de banana, até ter o seu próprio negócio.
E deu certo, pois todos consideraram o estudo não apenas como uma ferramenta de formação, mas de servir a comunidade. Luiz Carlos Augusto do Nascimento, por exemplo, também professor, tem sido diretor das escolas rurais do município.
Mas, além do trabalho, os quatro filhos – os outros dois são Lenilton Augusto do Nascimento e Maria Aparecida Augusta do Nascimento – amigos e familiares, terão como referências para as histórias de convivência, a disposição em dialogar. “Nunca bateu nos filhos”, lembra Júlio.
Antônio tinha como entretenimentos prediletos jogar bola e pescar. Foi presença constante nestes cenários, no Vale do Seringal. Era casado com Coraci Augusta do Nascimento, a Cora, e deixa 10 netos.
Seu falecimento ocorreu por volta das 16 horas, na UTI do Hospital São Lucas, em Juína. Sepultamento acontece às 09 horas desta quinta-feira, 13, no Cemitério Bom Jesus.
Josiana Da Silva Oliveira
Como,mãe de dois netos de Antônio José do Nascimento ex exposa de um dos filhos dele Lenilton Augusto do Nascimento quero aqui deixar minhas condolências a toda família, e fizer que seu Paraiba pra mim foi o meu segundo pai, ele sempre me aconselhou para o bem, sempre me ajudou a cuidar dos teus netos com muito amor e carinho estou muito triste 😢 😢 😢 com a perca pois ele sempre foi e sempre será pra mim um grande conselheiro, um grande homem e um exemplo de pai e Avô. Será sempre lembrado na minha memória porque esse homem fez pra mim dinheiro nenhum no mundo compra. Gratidão Eterna sempre que Deus o receba de braços abertos.