Dinâmico pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil deixa um legado de bom pastoreio e de grande atuação na docência.
"Meu amigo de cinco décadas foi promovido às moradas eternas. Nos precede nessa partida. Fecha os olhos para ver melhor." Com essas palavras, o Rev. Antônio Balbino Martins, ex-capelão do Hospital Mackenzie em Dourados (MS), referiu-se à morte do amigo Rev. Matatias Pereira Alves, ocorrida na noite de domingo, por volta das 22h30 (horário de Brasília), em Piracicaba (SP).
Matatias viveu sob o respaldo das palavras que Martin Luther King certa vez proclamou: “Não quero uma vida longa. Só quero fazer a vontade de Deus.” E, embora não as tivesse dito, cumpriu-as com singular devoção. Viveu 80 anos, grande parte dedicados ao pastoreio de igrejas como as IPB's Central de Dourados e Filadelfia (MS), Itanhaém e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Definido por Ester Duarte Gomes, mulher ativa na IPB e em peregrinações pelo mundo, como “um intelectual” — com notável conhecimento histórico —, Matatias também deixou marcas na docência. Foi diretor de escolas estaduais, da Escola Mackenzie em São Paulo e docente da Unigran em Dourados, onde lecionou no curso de Direito.
Pertencente a uma geração que primava por uma liturgia rebuscada nos cultos, era apaixonado pela teologia sistemática. Profundo conhecedor do pensamento de Karl Barth e Berkhof, referências nesse campo, dirigiu o Instituto Bíblico Philip Lands na Missão Caiuás, em Dourados e influenciou na formação de muitos pastores, entre eles o Rev. Marcos Alves, hoje servindo a IPI no interior de São Paulo.
Era mestre em surpreender seus ouvintes com lições de vida ilustradas em gestos inesperados, sempre cheios de significado. Conta-se, por exemplo, que certa vez entrou de bermuda em uma igreja tradicional, propositalmente atrasado, para dar uma pastoral sobre reverência — um alerta aos fiéis que relaxavam no vestir e nos horários. Em outra ocasião, realizou um culto relâmpago, com poucos minutos de duração, deixando o templo em silêncio para impactar as “ovelhas desleixadas”.
Há também a história — quase lendária — do dia em que colocou um caixão no templo antes do culto. Ao se aproximarem, curiosos para ver “quem era o morto”, os fiéis deparavam-se com um espelho: seu próprio reflexo. Era um convite à reflexão sobre a vida espiritual: “Estás vivo ou morto?”
Esse era Matatias, o “Mata” para os mais íntimos, um homem que deixou saudades em múltiplos fronts, como os vibrantes retiros espirituais que atraíam centenas de jovens. Muitos deles tomavam a decisão pela fé em Cristo — experiência que ele, com rigor teológico, lembrava ser “uma ação divina, movendo o homem ao arrependimento, em resposta à graça eficaz”. “Conheci-o na infância, pregando nos retiros de Carnaval. Inesquecível”, recorda Sônia Matos Fialho nas redes sociais.
Entre os pastoreados por ele, muitos testemunham “o cuidado e carinho”. Darci Pedroso (Dourados-MS), Eli Pedroso (Cuiabá-MT) e João Batista Andrade Filho (Campo Grande MS), funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, são alguns que compartilham essa gratidão. “Foi meu primeiro pastor”, diz João, solidário à dor dos que o cercavam.
A grandeza de Matatias não cabe em palavras. Homem de convicções, costumava afirmar: “Estou pronto para encontrar meu Criador”. E, como escreveu Bertolt Brecht em "Elogio da Dúvida" (da peça "A Vida de Galileu"):“Os homens que lutam a vida toda são imprescindíveis", foi imprescindível para todos que fizeram parte de sua história. Deixa um filho, Carlos Eduardo Araújo Alves, membro da IPB Central de Dourados (MS), que ele pastoreou por 7 anos, e netos. E inesquecíveis recordações!
Vivaldo S. Melo - Pastoreado por Matatias, que foi também seu tutor nos tempos de Faculdade Teológica em Recife e Campinas (SPN e SPS) e oficiante no casamento com a professora Rosenir Monteiro Melo em Guia Lopes da Laguna (MS).
Ademar
Conhece o Rev. MATA, em reunião do Presbitério de Campo Grande e então passei admirar pela facilidade que ele tinha para fazer um Sermão, nos encontraremos na Glória
Hulda de Souza Ramos
O Mata fez parte da nossa vida em Campinas SP!! Deixou saudades!! Gratidão a Deus pela sua vida pelo que ele fez!!Sua risada é sempre lembrada!! Obrigada amigo!!😂😍😥! Hulda!!
Adoniram Judson de Paula
Vou repetir aqui o que já disse em outros espaços: TOMBOU UM GIGANTE, UM PRÍNCIPE DE DEUS ENTRE NÓS! Rev. Matatias como pastor, como ensinador, Mestre que era, foi inigualável. A lacuna que deixa é, literalmente, impreenchível. Não fui sua ovelha e nem contemporâneo, como Colega de Ministério, mas no início dos anos 80, quando o conheci em Dourados, mesma época em que conheci rev. Flávio e família, nossa convivência foi muito boa e marcante. Gostava particularmente, de suas tiradas instantâneas sobre quase qualquer assunto e sua maneira séria, porém bem humorada de pastorear, ensinar e viver. Saudades cheia de gratidão!
Benedita de Fátima Cordeiro do Amaral
Perdi um pai ,amigo, conselheiro e companheiro pessoa especial servo do Senhor um verdadeiro pastor sdes eternas.
Adao Ramao
Meu amado Ir.'. Grande amigo, sempre tinha uma boa palavra de conforto e incentivo, que Deus o receba RM sua glória.
Eli Pedrozo
O que falar de uma pessoa como o Meu, o nosso , o pastor e amigo tanto meu como da minha família e de tantas outras famílias. Pastor e quantas vezes regeu o coral da Igreja central de Dourados ele conseguia dar uma vida diferente aos hinos quando estava à frente do coral. Retiros viagens com a gente pra São Vicente levamos o Conjunto nova vida sobre a direção da nossa amiga Lenita Sales. Se for relacionar as coisas que fizemos juntos vai faltar palavras para descrever. Hoje Deus quis levar nosso Reverendo Matathias para a morada celestial.
Ana Rita
Deus o levou Bendito seja o nome do Senhor.Cessou o sofrimento! Agora descansa nos braços do nosso Pai. Deixando muitas e doces lembranças!
Adriano Pereira de Oliveira
Reverendo Matatias foi um grande amigo meu durante o tempo em que morei em Dourados, Mato Grosso do Sul, entre 1989 e 1993.
Trabalhamos juntos no Conselho de Pastores e no Grupo Evangélico de Ação Política.
Ambos fomos candidatos a vereador no município de Dourados em 1992, por partidos diferentes.
Não fomos eleitos.
Nunca me esqueci das últimas palavras que ouvi dele antes da minha volta para São Paulo em 1993.
Palavras de um amigo e irmão em Cristo!
Nunca mais nos vimos desde aquela ocasião.
Fica a saudade!
Que Deus console a família e os amigos!
Adriano Pereira de Oliveira.
Piedade, SP, 31 de março de 2025.
Adriano Pereira de Oliveira
https://dridrinoticias.blogspot.com/2025/03/reverendo-matatias-morreu.html
HEBER VALIM CARRIEL
Amigo irmão do meu pai, Rev. Isauro Carriel, companheiro de turma no Seminário Presbiteriano do Sul. Muitas historias, muitas lembranças. Combateu o bom combate, completou a carreira, guardou a fé.
Rogamos a Deus o conforte necessário a toda família do querido Mata.
Rev. Izaias Moreira da Cunha
Rev. Matatias foi o fundador da IPB Filadélfia, igreja da qual sou pastor há 15 anos. Marcou profundamente a vida desta igreja que sempre teve zelo pela boa doutrina e teologia firmada na fé reformada. Deixou seu legado de um homem de Deus que amou a Igreja de Cristo até o fim. Em Dourados sua trajetória foi marcante. Deus seja louvado por sua vida.
Rev.Marcio Silva Pinto
Muita saudade vai nos deixar este amigo e servo de Deus. Embora possuisse grandes conhecimentos em diversas áreas, ele não deixava de ser simples
acessível e bem humorado. Seu zelo pela Igreja de Cristo e pela Palavra de Deus era notável. Está agora com o Senhor a quem tanto amou e serviu, Deus conforte os corações entristecidos!
Rev. Flávio Pereira de Alencar
Pastor Matatias foi o primeiro pastor da minha família, isto é, eu esposa e filhas.
Fui ovelha dele e, em alguns momentos difíceis, seu conselheiro.
Ele se foi deixando de si excelente legado e muita saudade.
Fui aluno dele no instituto Bíblico em Dourados.
Após fazer seminário, assumi o campo missionário de Maracaju (Presbitério do Pantanal) e, na minha ordenação, ele estava lá e foi pra mim uma grata surpresa.
No dia da minha jubilação, ele estava lá e me presenteou com a Bíblia do Discípulo com uma dedicatória ‘amigo para amigo…’
Hoje, louvo a Deus pelo que aprendi com ele.
Saudades!!
Laudicéia Gomes de Oliveira Dercule
Triste notícia da perca de um grande homem de Deus, porém um grande ganho o céu alcança, pois Deus recebe a morte de um justo, fiel em sua caminhada crista! Que o Senhor conforte a família e amigos!
Severino Nascimento
Rev. Matatias. Mata na nossa intimidade Amigo e pastor querido desde os idos 1972 na Igreja Presbiteriana de Itanhaém/SP, onde foi o 1° Pastor. Lembro com alegria de muitos momentos que vivemos juntos, eram momentos prazerosos de ricos ensinamentos bíblicos, também momentos cheios de muitos risos, pois seu senso de humor era impressionante. Outra ocasião marcante, fora a celebração do meu casamento com Nicéa em 12 de janeiro de 1.974, fato esse que nos uniu ainda mais. Ficamos aqui saudosos do seu nobre espírito, na certeza do nosso em encontro na Glória com Cristo Jesus. 🙏❤️
Nínive Gomes de Oliveira Martins
Realmente. Deixa muitas lições preciosas aos que com ele conviveram e muitas saudades.
Mas, logo, logo, nos encontraremos ali, j Juntos ao Nosso Redentor , Jesus Cristo.
Até logo, Rev. Matatias
Edineia DEL VIGNA ALENCAR profedineiadva@gmail.com
Obrigada Vivaldo por um relato tão emocionante e real, Pastor Matatias sempre será uma história para ser lembrada com gratidão e carinho por todos nós da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Dourados, saudades.
Ester Duarte Gomes
Parte um grande homem, um intelectual, comprometido com o ensino, ombro amigo e conselheiro. Deixa saudades, um legado e uma bela história que o tempo não apaga . Na glória celestial continuará cantando belos hinos de louvor ao Criador.
Pr. Ildemar de Oliveira Berbert - pastor da igreja Presbiteriana de Dourados
Rev. Matatias foi um homem do seu tempo. Pastoreou a IP Central de Dourados por sete anos na década de 70 e início de 80. Homem de convicções firmes e pastoreio intenso deixou muitas marcas positivas na vida suas ovelhas. Nossos sentimentos a Família, ao filho Carlos Eduardo membro de nossa igreja, e nossa gratidão a Deus pela Vida do Rev. Matatias.