Almoço e leilão mobilizam, neste domingo, centenas de castanheirenses em prol da luta contra o câncer.
Neste domingo, 21, acontece em Castanheira mais um evento que geralmente mobiliza centenas de pessoas, numa corrente do bem em prol do Hospital de Câncer de MT, o já tradicional almoço “porco no tacho” e leilão de gado.
A mobilização, que tem a participação de voluntários da Loja Maçônica Monte Moriá, é a segunda com este fim no município, uma vez uma outra, em anos alternados, com participação do movimento de voluntários “Abrace a Vida” objetiva a arrecadação de fundos para o Hospital do Amor, de Barretos.
Segundo informações, o leiloeiro, que comandará a venda esperada de em torno de 150 bovinos, em ato que ocorre após o almoço, será Jarbas Procópio. Do almoço, as projeções iniciais já foram superadas, de forma que a receita geral, proveniente, além dele e do leilão, de outras fontes, contemple a instituição hospitalar visada com uma boa contribuição.
Segundo números apurados pelo Castanheira News, uma das maiores mobilizações aconteceu em 2022, quando o valor total arrecadado atingiu o montante de R$ 380.510,00.
Tanto o Hospital do Câncer de Mato Grosso, HCanmt, de Cuiabá, como o Hospital do Amor, de Barretos realizam ações permanentes em Castanheira, como exames e diagnósticos, resultando, em alguns casos, em encaminhamento para suas unidades, visando o tratamento desta que é uma das principais causas de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
Para um voluntário, ouvido pelo Castanheira News, as duas iniciativas, em anos alternados, têm encontrado apoio irrestrito da comunidade pela compreensão de sua relevância, pois o câncer, além de estar entre os maiores causadores de morte é o principal problema de saúde pública do mundo, segundo dados da mesma OMS. “Como em outros anos, o resultado preliminar desta edição nos alegra”, avalia.