Castanheira: Equoterapia deve receber mais uma boa notícia
Câmara Municipal já aprovou, em primeira votação, por unanimidade, matéria do executivo que materializa antigo sonho da comunidade em relação ao trabalho da equoterapia.
É quase certo que a Câmara Municipal de Castanheira, em sua próxima reunião ordinária – segunda feira não haverá devido ao feriado municipal – aprove matéria relevante para a Associação Amigos da Equoterapia. Trata-se de decreto do executivo, assinado pelo prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, visando a dotação de recursos para construção de um barracão para a entidade.
A matéria discutida na Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Rogério Graeff, já foi aprovada, por unanimidade, em primeira votação e se respalda em anseio antigo do próprio legislativo, visando dotar a instituição, que usa o cavalo como instrumento terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
O primeiro passo para esta quase conquista, se deu em 2020, quando o então vereador Nildomar Gusmão de Souza, com apoio de seus pares João Carlos, o Palito, e Lourival Alves da Rocha, teve indicação aprovada, solicitando do executivo intermediação para credenciamento da instituição junto ao Sistema de Gestão de Convênios de Mato Gross, SIGCON, primeiro passo para a conquista do barracão.
A Associação de Equoterapia teve naquele ano projeto de lei do executivo, na gestão da ex prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, aprovado pela Câmara, autorizando a concessão de direito real de uso de uma área do Projeto Casúlo, na saída de Juína, para centralizar suas atividades. Isto marca um segundo momento do processo de sua consolidação, uma vez que as atividades começaram no Parque de Exposições da cidade.