A decisão de levar o benefício a Castanheira ocorreu após o aval do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior.
A Praça 04 de Julho, no centro de Castanheira, deverá receber em breve um bebedouro público. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Juína, presidido por Jeferson Fogaça, e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso. No final de outubro de 2025, o município polo Juína foi contemplado com quatro bebedouros, e agora o benefício está sendo estendido a Castanheira.
De acordo com o diretor financeiro do Conseg, Cleber José Ganzer, a inclusão dos bebedouros na agenda do conselho surgiu a partir de uma visita à cidade de Aripuanã. Ao retornar a Juína, ele apresentou a proposta ao promotor de Justiça Cível, Dr. Danilo Pretti Vieira, e ao prefeito Paulo Veronese, que acolheram e avalizaram a ideia.
A decisão de levar o benefício a Castanheira ocorreu após o aval do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, que destacou o caráter social da iniciativa, por se tratar de uma ação voltada ao bem-estar e à qualidade de vida da população. O mesmo entendimento é compartilhado pelo Ministério Público.
Segundo Ganzer, os equipamentos atendem aos critérios de acessibilidade, funcionarão 24 horas por dia e possuem design simples, facilitando o uso e a manutenção. A troca dos filtros deverá ser realizada a cada seis meses. A expectativa é de que a população ajude a preservar mais esse item que passará a integrar o patrimônio público do município.
Com a instalação do bebedouro, Castanheira dá um passo importante na ampliação do acesso gratuito à água potável em um espaço de grande circulação e referência para os principais eventos da cidade, promovendo mais conforto, cidadania e qualidade de vida.