Braço importante da PM na repressão a criminalidade no campo, Patrulha Rural tem incursões permanentes em Castanheira.
“Felizmente não tem havido necessidade de intervenção”. A observação, do comandante do 8º Comando Regional da Policia Militar, sediado em Juína, tenente coronel Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa, diz respeito ao trabalho da Patrulha Rural, que nesta semana realizou mais um patrulhamento em terras de Castanheira.
Visando garantir maior segurança no campo no Estado, o projeto tem seis equipes atuando na região noroeste, uma delas em Castanheira. Até esta sexta-feira, 07, mais de 100 propriedades na Linha São Roque, Assentamentos, Vale Ouro e propriedades próximas a MT 140 sentido Juruena foram visitadas.
Segundo o tenente coronel, a cada período de 10 a 15 dias o trabalho é realizado em Castanheira, envolvendo policiamento especializado em trechos de plantações e locais de difícil acesso, chácaras, comunidades rurais, fazendas e áreas ribeirinhas. O saldo tem sido positivo e o trabalho elogiado pelos produtores rurais ouvidos pelo Castanheira News.
Origem
Por produzir alguns dos principais alimentos presentes na mesa dos brasileiros, o alto investimento dos produtores rurais começou a atrair olhares e ambição da criminalidade. Para garantir a segurança no campo, a Policia Militar implantou a Patrulha Rural.
Com o patrulhamento, a PM vem frustrando tentativas de roubo, furto, sequestro, latrocínio e recuperando cargas de grãos, defensivos agrícolas, equipamentos, gado e fertilizantes que são comercializados de forma clandestina no mercado ilegal.
Desde sua implantação, quadrilhas especializadas em roubos e furtos de grãos, gado e defensivos agrícolas tem sido desarticuladas em todo Estado e seus integrantes presos em flagrante. Com a repressão da criminalidade no campo, o Comando Geral da PM vem capacitando os policiais e expandindo o atendimento da Patrulha para todos os comandos regionais da PMMT.