As últimas horas foram de vários movimentos no clima de Castanheira: do calor intenso ao frio incomum, passando por chuvas em algumas regiões.
Se os serviços de meteorologia acertarem nas previsões, esta sexta, 21, pode ser o dia mais frio do ano em Castanheira. Na madrugada a sensação térmica chegou aos 10 graus, índice baixíssimo para a região. O Centro de previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) prevê que o sábado ainda será frio, com mínima de 16, a partir daí as temperaturas mínimas começam a elevar-se.
Mas, nem sempre as previsões se concretizam. As projeções de chuvas eram e continuam sendo para os próximos dias de 5% de possibilidades. Em algumas regiões do município, contudo, choveu. Imagens projetadas por alguns internautas nas redes sociais mostram chuvas com bastante intensidade, ocorridas na tarde de quinta, 20. Foi o que aconteceu na linha São Paulo, sentido Vale do Seringal.
Com esses cenários, as últimas horas, do ponto de vista climático, foram bastante atípicas. “Não acredito que com esse calor a temperatura venha a cair em Castanheira”, chegou a dizer, numa conversa sobre o assunto, o cabeleireiro Donizete Coito. Estava 40 graus na ocasião. As previsões, contudo, se concretizaram sobre o clima. E furaram sobre as chuvas. Na cidade, final da tarde da quinta, apenas algumas gotas de chuva caíram. E todos torcem para que tenham deixado um recado: “voltamos logo!”.