Em tempos de pandemia, um dos "golpes da moda" visa o público que gosta de frequentar bares, lanchonetes e restaurantes.
Já pensou em receber, no celular, via whatssAp, um recado informando que você ganhou um lanche, uma pizza ou outro tipo de refeição do Birutta’s, Casa das Delícias, Fogão de Lenha, Recanto da Família, Donna, entre outros? Em tempos que o dinheiro anda curto é um incentivo e tanto, ainda mais num sábado como deste 05, o primeiro de um mês de festas, permeadas pelo chamado espírito natalino. Mas, cuidado!
A Associação de Bares e Restaurantes, Abrasel-MT, está emitindo um alerta sobre falsas mensagens de suposto ganho deste benefício conhecido como Voucher. Os criminosos estão usando perfis fakes nas redes sociais, para coleta dados das pessoas, em vários pontos do Estado.
A estratégia utilizada pelos criminosos e aplicada para tentar clonar o WhatsApp da vítima, por meio de código informado via SMS, consiste numa mensagem que solicita um retorno emitido pelo aplicativo.
"Recebemos, nos últimos dias, várias denúncias de pessoas apresentando relatos sobre essas tentativas de golpes. Diante disso, é importante ressaltar que os estabelecimentos não praticam esse tipo de abordagem", relata Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel/MT.
De acordo com os relatos, os criminosos enviam mensagens para o direct da pessoa, informando que ela foi contemplada com Vouchers. Na mesma mensagem, os golpistas pontuam que caso a pessoa tenha interesse em recebê-los, precisa enviar seu nome completo e número de celular para que possam enviar o código de confirmação de WhatSapp por SMS.
Em seguida, caso a pessoa forneça, é remetida a mensagem com esse código e os falsários solicitam esse código para a possível confirmação. Com acesso ao código, eles iniciam a prática criminosa de clonagem da conta do WhatSapp, para tentar aplicar golpes nos contatos da vítima.
Voucher
O voucher é um tipo de título, que representa um valor em dinheiro ou uma porcentagem de desconto em determinado produto ou serviço. A palavra voucher também pode ser usada para se referir à recibos que comprovem que determinado bem ou serviço foi pago, e posteriormente realizado.O termo voucher vem do verbo em inglês “vouch”, que significa “comprovar”, “confirmar”. Sua pronúncia correta é “vaucher” ou "vautcher".
“Embora seja uma estratégia comum e interessante na modalidade de “marketing” de uma empresa, é bom que o castanheirense fique esperto”, diz um empresário do setor. Nunca é demais lembrar de velhas e eficazes velhas orientações como “esteja esperto”, “abra o olho” ou do antigo dito “quando a esmola é demais até o santo desconfia”.