Muitos municípios do país estão transferindo a comemoração do Dia do Servidor, nesta sexta, 28, para novembro. Castanheira é um deles.
O Dia do Servidor Público no Brasil é comemorado em 28 de outubro. Embora o dia não seja feriado nacional, Estados e Municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários, suspendendo o atendimento nas repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais.
Em 2022, porém, será um dia útil normal em muitos Estados e municípios, variando de acordo com decisões locais, especialmente dos munícipes.
Mas, os servidores não estão sendo esquecidos nestes contextos, pois a data está sendo transferida para o dia 14 de novembro, possibilitando uma ponte, uma vez que o 15 de novembro é feriado nacional.
Em Castanheira, o decreto nº 040, assinado pelo prefeito Jakson de Oliveira Júnior, segue a linha dos termos de decreto do Governo do Estado, optando pela mudança. Sendo assim, nesta sexta as Secretarias Municipais e órgãos autônomos e independentes funcionam normalmente.
Na capital
Em Cuiabá, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público também foi transferido, mas para a segunda feira, dia 31. Como no dia 02 é feriado nacional, por ser dia de finados, na terça-feira, dia 1º também será ponto facultativo na capital do Estado. Ou seja, por lá os servidores ganharão cinco dias de folga.
Eleições
Com o cenário indefinido do segundo turno das eleições presidenciais e a importância da participação popular, é provável que a mudança esteja relacionada ao pleito de domingo. Em muitos casos, servidores aproveitam as chamadas "pontes" no calendário para viajar.