“Não é possível isto ficar assim...” A observação de uma moradora, na medida que indica um terreno e uma casa literalmente tomados pelo mato e lixo, na Rua 8 de Setembro, em pleno centro da cidade, aponta para um problema crônico em Castanheira: os terrenos sujos. “Tem outra propriedade em condições semelhantes na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santo Antônio”, diz outro morador, intervindo na conversa. "E tem outro.... e outro....", vão dizendo.
Cenários como esses levaram o vereador Lourival Alves da Rocha, na última sessão da Câmara Municipal, no dia 02 de março, a solicitar que a Prefeitura Municipal, através do setor competente, comece a notificar os proprietários dos terrenos que estão cobertos de matos e entulhos, que façam limpeza dos mesmos "com a máxima urgência".
Após a justificativa, aconteceram apartes dos demais vereadores presentes, indicando um quadro preocupante, especialmente em relação a saúde pública. A não limpeza tem contribuído para que neste período chuvoso aumente a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos. "O meu quintal é limpo, mesmo assim tem surgido várias cobras por lá", relata um morador do Bairro Santa Rita.
Com voto unânime, os vereadores, que também alertaram para o aumento do caramujo africano na cidade, aprovaram o encaminhamento da matéria ao executivo, para que os proprietários relapsos em relação a limpeza sejam notificados. “Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos”, destaca o documento.
Em alguns municípios brasileiros o setor de Obras, após o não cumprimento desta medida, dentro de um prazo definido, tem procedido a limpeza dos imóveis, muitas vezes via terceirização, encaminhando a conta dos serviços aos proprietários para a devida quitação. Alguns leitores ouvidos pelo Innovare News aprovam a ideia.
No caso dos serviços de limpeza que são executados na cidade, através de obra contratada, existe a denuncia de que alguns dos executantes costumam jogar o lixo e entulhos no entorno da própria cidade. "Este é outro assunto que deve ser debatido. É preciso denunciar os infratores!", orienta o especialista em infraestrutura urbana Dr. Carlos Schimit, ouvido pelo Innovare News.
Entulhos de construções
Com o aumento considerável de construções e obras de calçamento na cidade de Castanheira, os veículos da Secretaria de Obras não tem conseguido atender a demanda da retirada de entulhos nas proximidades das vias públicas, pois estão sendo utilizados em várias obras emergenciais ora em execução, com o agravante dos estragos provocados pelas intensas chuvas.
O mesmo especialista ouvido pelo Innovare observa que com o desenvolvimento das cidades, torna-se necessário o surgimento de empresas que executem este tipo de serviço.