O número de medalhas obtidas referencia esse esporte como o mais vitorioso do município.
Toda vez que atletas da Academia Equipe Carcará representam Castanheira em eventos no Estado, é certo que mais medalhas serão conquistadas. Desta vez, foi em Sinop, no evento esportivo de Jiu Jitsu Rota de Colisão, realizado pela Equipe Tobias.
As disputas aconteceram na Av. das Sibipirunas, no Jardim Botânico, e consagraram com medalhas de ouro Beatriz Victória Radavelli Araújo, de 16 anos, na modalidade juvenil; Maria Eduarda Lopes de Souza, 09, infantil; Daniel de Oliveira Carvalho, 12, infanto juvenil A; Denilson Kenedy da Silva Dias, 13, infanto juvenil A; Devison Kaina da Silva Dias, 11, infanto juvenil; e Murilo Nenevê de Oliveira, 12, também no infanto juvenil A.
Castanheira também conquistou a medalha de prata com José Walney Pereira Costa, 22, na modalidade adulto; prata com Victor Araújo Santos Maleski, 09, na modalidade infantil A; prata com Arthur Araújo dos Santos Maleski, 13, na modalidade infanto juvenil A; e bronze com Dyemeison Luan Galdino Marques, 21, na categoria adulto.
O Jiu Jitsu: origem e relevância
O Jiu Jitsu é uma arte marcial de origem japonesa que se popularizou no Brasil através da família Gracie, adaptando-se ao estilo de luta terrestre com foco em finalizações e controle do oponente. Conhecido como "o jogo de xadrez humano", o esporte exige técnica, estratégia e disciplina, sendo uma das modalidades que mais crescem no mundo. Sua relevância vai além das competições, promovendo autoconfiança, respeito e condicionamento físico, o que explica seu sucesso em cidades como Castanheira, onde se tornou um dos esportes mais vitoriosos.
A importância das conquistas pode ser avaliada pelo número de municípios participantes. Além de Castanheira e do anfitrião Sinop, marcaram presença representantes de Juína, Brasnorte, Juruena, Juara, Matupá, Novo Progresso, Simioni, Lucas do Rio Verde e Sorriso.
Com o desempenho em mais uma competição importante de Jiu Jitsu, esse esporte tem sido o que mais obtém vitórias e premiações por Castanheira, coroando os esforços do já conhecido instrutor Guatá, que, através de sua academia, também estimula o Muay Thai, arte marcial de tradição tailandesa, e a capoeira, produto 100% nacional.