Evento que não teve vencedores se destaca por testar limites e incentivar a cooperação.
Castanheira teve participação de destaque na 5ª Edição da Maratona Desafio Pessoal, realizada neste domingo, 20, em Juína, sob organização da Secretaria Municipal de Esportes e apoio de parceiros locais. O evento, que começou pequeno, reuniu nesta edição mais de 300 participantes, incluindo muitos atletas castanheirenses. "Fomos os primeiros a chegar!", destacou Ailton Arvani, entre os alegres participantes.
Adelson Júnior, representante do município de Castanheira, destacou a participação de um grupo de 26 ciclistas que saiu ainda de madrugada, por volta das 4h, rumo a Juína para integrar o evento. “A gente não vai participar para competir, a gente vai para que cada um complete o seu desafio, no seu tempo. Então vamos devagar, vamos aproveitar para contemplar a paisagem, como ver o sol nascendo, e foi isto que a gente fez”, disse, antes da saída.
Segundo ele, todos conseguiram completar o percurso com sucesso, sem lesões ou incidentes. “Todo mundo voltou pra casa com sua medalhinha, e isso foi o mais importante. O desafio pessoal da maratona é isto: cada um se superar, concluir da melhor forma possível”, reforçou.
Já Ernani Leitner, ex-secretário de Esportes de Castanheira e hoje assessor de Cultura em Juína, destacou o espírito da maratona: “Pra nós da Secretaria de Esportes é uma honra, mais um ano organizando a Maratona Desafio Pessoal, uma maratona que é a pessoa se desafiar a sair de casa e se movimentar”, explicou. “Aqui não existe vencedor, a vitória é ‘você contra você mesmo’.” Ernani também lembrou da inovação deste ano: a inscrição foi feita mediante a doação de kits de limpeza, que serão repassados às entidades filantrópicas do município.
Representando o Sicredi, Sérgio Sanzovo destacou a importância do envolvimento da instituição em iniciativas como essa. “O Sicredi é um grande incentivador do esporte em todas as cidades onde está presente, seja no futebol, atletismo, ciclismo, beach tênis ou voleibol. O esporte gera cooperação, ajuda mútua e fortalece a comunidade”, afirmou.
Segundo ele, essa foi a primeira vez que o Sicredi participou diretamente da Maratona Desafio Pessoal. “Recebemos mais de 300 kits de produtos de limpeza, que serão entregues às instituições cadastradas. Esses produtos vão fazer diferença no dia a dia dessas entidades.” Para Sanzovo, o evento tem um propósito muito bonito: “Não busca classificação ou premiação, mas une as pessoas em torno de um objetivo social e comunitário.”
Por fim, vale reforçar que a Maratona Desafio Pessoal não teve caráter competitivo. O grande propósito foi estimular cada participante - pedestre ou ciclista - a testar seus próprios limites, num percurso que variou de 5 a 42 km, sempre com apoio mútuo e espírito de superação.
Com informações do Juína News