Novo feriado e compensações financeiras em duas esferas estão na pauta do novo ano.
O novo ano já está próximo. Como sempre, as expectativas de “dias melhores” afloram. Entre as novidades já compartilhadas na redes sociais, uma delas será algo que o brasileiro gosta muito: feriado.
A Câmara dos deputados aprovou na semana passada uma proposta que torna o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, um feriado nacional. Só falta, agora, sansão presidencial.
Atualmente a data já era considerada feriado em 6 Estados da Federação, um deles o Mato Grosso, e em cerca de 1.200 cidades. A partir de agora a data passará a chamar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Outro assunto que deverá ganhar força em 2024 será o 14º salário do INSS. No assunto já tem parecer favorável de muitos parlamentares. Aposentados e pensionistas, obviamente, estão na torcida.
Este pagamento foi previsto inicialmente para os anos de 2020 e 2021, objetivando compensar os efeitos da crise provocada pela pandemia da Covid 19 na vida deste segmento, o mais afetado. O texto não teve nenhuma aprovação e o assunto está na pauta das discussões.
O novo ano também deverá incorporar um novo salário mínimo, previsto em R$ 1.421. Como veem, em alguns cenários o novo ano já está sendo pautado.