Já está em curso o período de alistamento militar obrigatório para os jovens residentes no município. O processo, iniciado em 1º de janeiro, estende-se até o último dia útil de junho, conforme estabelecido pela legislação do Serviço Militar.
Diferente de outros serviços, o procedimento exige o pagamento de uma taxa obrigatória para a emissão da documentação. Além disso, para aqueles que perderam o prazo em anos anteriores, a regularização está condicionada ao pagamento de uma multa prevista em lei.
Com se alistar
O alistamento deve ser realizado por todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Em Castanheira, o atendimento presencial é obrigatório e ocorre na Junta de Serviço Militar (JSM):
Consequências e etapas
Após o registro e o pagamento dos encargos, o jovem recebe a Certidão de Alistamento Militar (CAM), que define a data para a Seleção Geral. Mesmo cidadãos com deficiência física ou psicológica devem realizar o alistamento, com possibilidade de atendimento domiciliar em casos de impossibilidade de locomoção.
O responsável pela JSM, Éder Bastos Silva, alerta que a falta de regularização gera restrições severas, como o impedimento para prestar concursos públicos, emitir passaporte ou matricular-se em instituições de ensino superior.